Prefeitura de Curitiba e Cohab vão entregar 280 moradias em 10 dias

O mês de agosto será marcado pela entrega de 280 moradias construídas pela Companhia de Habitação Popular (Cohab), em quatro bairros da cidade. As unidades vão atender famílias cadastradas na companhia e moradores de áreas de risco que serão reassentados.
"Habitação está entre as prioridades de nossa gestão, porque assegurar o direito à moradia digna, com um imóvel próprio para estas famílias, faz com que estas pessoas tenham a autoestima elevada e sintam-se cada vez mais cidadãos", afirma o prefeito Luciano Ducci.
As 280 unidades que serão entregues estão distribuídas em quatro empreendimentos, dos quais dois são destinados ao reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco na beira de rios das bacias do Iguaçu e do Barigui.
"Temos uma grande preocupação em possibilitar vida digna para as pessoas que moram em locais insalubres. Por isso aceleramos o andamento das obras e em 10 dias entregaremos 280 novas casas para atender tanto moradores de ocupações quanto pessoas inscritas na fila", diz o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.
No Moradias Alexandra, no Cajuru, serão entregues 38 casas para famílias oriundas da Vila Menino Jesus e no Moradias Ibaiti haverá a entrega de outras 29 casas, para moradores das ocupações irregulares Vila Bom Menino e Vila Sandra.
São pessoas que moram em locais de risco social, que sofrem com as enchentes, com os ratos, mau-cheiro e também a discriminação. Esta ação da Cohab vai possibilitar um novo modo de vida para estas famílias, em moradias seguras, regularizadas e com infraestrutura.
"As ações de reassentamento são benéficas para quem recebe a casa e também para os rios, que posteriormente serão revitalizados. Ao mesmo tempo estamos trabalhando importantes questões sociais e ambientais. Quem ganha com isto é a cidade toda", diz João Elias.
Após a saída das famílias, os barracos serão demolidos e as margens dos rios, recuperadas. Para impedir novas ocupações, os espaços ganharão ciclovia, canchas esportivas e equipamentos de recreação.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Ônibus da Cohab percorre os bairros para atender famílias reassentadas


Para facilitar a vida dos moradores de reassentamentos que desejam ampliar a casa que receberam, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) disponibilizou um ônibus itinerante que leva engenheiros e arquitetos para prestar orientações à comunidade.
"Muitas pessoas têm a necessidade de ampliar suas residências, porém, sem orientação acabam construindo de maneira errada e não conseguem regularizar o imóvel. Este serviço garante que a reforma seja realizada dentro do que pede a lei municipal", afirma o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.
Semana passada, o ônibus prestou atendimentos no Moradias Faxinal, no Santa Cândida e no Moradias Corbélia, no bairro São Miguel. Nessa semana, o ônibus estará no Moradias Laguna, no Tatuquara.
"A Cohab já oferecia este serviço em sua sede, porém o ônibus itinerante facilita a vida dos moradores, que não precisam se deslocar para longe de suas casas para contar com o benefício", diz João Elias.
O atendimento
Dentro do ônibus, um grupo de engenheiros e arquitetos da Cohab recebe os moradores. Após identificar a quadra e o lote, técnicos e moradores analisam juntos a planta do imóvel.
"Ouvimos a vontade de cada um e colocamos no papel para achar a melhor solução. Brinco que no papel podemos quebrar e construir paredes quantas vezes precisar, até chegarmos ao ideal", diz a engenheira da Cohab Luciana Machado.
Joice do Prado Pereira, 28 anos, mudou-se para o Corbélia no último dia 9. Ela é viúva, mora com os quatro filhos e está esperando mais um. Conta com pensão do falecido marido e trabalha como diarista. Sua vontade é fazer uma lavanderia na parte de trás da casa, por isso procurou orientação. "Gostei do atendimento, eles são bem atenciosos. Fui bem orientada e em breve começarei a obra", disse.
Outra que está no Moradias Corbélia há menos de um mês, e já pensa em ampliar sua moradia, é a dona de casa Ezenilda de Jesus, 24 anos. Ela também pretende fazer uma lavanderia coberta nos fundos.
"Este serviço é ótimo, já pensou se eu construísse por conta e fora dos padrões, teria que quebrar tudo para fazer de novo. Aqui eles me passaram as medidas permitidas e farei tudo nos conformes", afirma.
Convênio
Este serviço está previsto em um convênio assinado entre a Cohab, Prefeitura de Curitiba e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA/PR). De acordo com o documento, a Cohab se responsabiliza pelo projeto e o proprietário é dispensado de contratar um responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) para acompanhar a obra.
O benefício vale para projetos de moradias térreas de até 70 metros quadrados , em terrenos que não tenham outra edificação. Além do projeto de construção com orientação técnica, os beneficiados também terão o alvará simplificado para moradia popular, que regulariza a construção e permite, no final, fazer o registro do imóvel em cartório.
A exigência de alvará para obras de construção de moradias está definida em lei municipal. Ao terminar a obra, o proprietário solicita uma vistoria da Prefeitura, para obter o CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras). Com estes procedimentos, é possível a averbação da edificação no cartório de registro de imóveis.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Iniciativas populares através da internet

Por Cintia Végas - Paraná-Online


Os curitibanos já podem votar em iniciativas de cunho popular através da internet. Foi lançado ontem (25/07), na praça 29 de Março, o site votolivre.org - www.votolivre.org , que irá permitir às pessoas exercerem a própria cidadania de forma virtual, amparadas pela legislação. "A iniciativa é inédita. Será a primeira vez que os cidadãos vão poder legislar através da internet, votando em um projeto de Lei com título eleitoral. Isto é uma vitória da cidadania e da democracia", diz o economista Marcos Juliano Ofenbock, um dos idealizadores da iniciativa.
Para votar nos projetos, os curitibanos terão que entrar no site do votolivre.org, preencher um cadastro com dados pessoais e ter em mãos o título eleitoral, informando o número do mesmo, zona e seção. Fazendo isto, eles estarão manifestando adesão a determinado projeto de Lei. "Para que o projeto colocado em votação tenha proposta apresentada na Câmara Municipal, precisamos do voto de 5% do eleitorado curitibano. Isto corresponde a 65 mil pessoas. O site será uma ferramenta para que a população possa exercer a cidadania, votando em ideias e não em pessoas", afirma o advogado Henrique Ressel, que é um dos organizadores da iniciativa.
A primeira iniciativa popular que será colocada em votação é a Lei da Bicicleta (Lei da Mobilidade Sustentada Urbana), que institui a bicicleta como modal de transporte regular em Curitiba. A mesma prevê que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclo-faixas e ciclovias, no modelo funcional, interconectado com a região central.
"Atualmente em Curitiba, as ciclovias ligam os parques, em modelo turístico. A ideia é que a ligação seja em modelo funcional. Votando no site, as pessoas poderão manifestar adesão ao projeto", comenta Marcos. "Escolhemos a Lei da Bicicleta como primeira iniciativa a ser votada porque a bicicleta é um meio de transporte estratégico para o crescimento de uma cidade. Ela é econômica, faz bem à saúde do usuário e reduz a quantidade de monóxido de carbono na atmosfera, pois faz com que menos carros estejam em circulação pelas ruas"

Encontro de Agentes Cidades Inovadoras


Foi realizado nesse ultimo sábado (17) no CIETEP, o encontro de Agentes Cidades Inovadoras organizado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em torno de 1.000 pessoas participaram do evento, durante o encontro, os participantes puderam entrar em grupos de discussão - foram abertas 24 salas, sendo sete voltadas para temas ligados ao desenvolvimento, como transporte e saúde, e 17 voltadas para debates sobre bairros de Curitiba e Região Metropolitana. As principais metas do evento eram fazer com que os participantes apresentassem propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade e formassem uma rede de ação local.


O Bairro Lindóia esteve representado por 04 moradores, e eu também estive no local no período da tarde aonde vim a conhecer pessoalmente a proposta e a agente do nosso bairro Bianca Alves, diversas idéias para melhorias foram apresentadas pelos moradores durante a reunião no período da manhã, como melhoria na segurança, ampliação da unidade de saúde que hoje é dividida com o bairro vizinho (fanny), construção de ciclovias, melhorias no meio-ambiente com o plantio de arvores frutíferas, construção de uma capela mortuária, atividades extra-curriculares para crianças e jovens aproveitando as canchas esportivas da avenida Wenceslau Braz, criação de eventos com “bandas de garagem” para divulgação da rede.
O grupo colocou no papel de um modo simples e direto,(Foto acima) o que desejam para o Bairro, e todos ficaram muito animados com a proposta e mudanças que conseguiremos para a Lindóia.

Logo após, participamos do grupo temático “cidade em rede” onde foi discutido de que formas o cidadão Curitibano pode e deve participar das ações para desenvolvimento de sua comunidade. Entre as propostas que apareceram está a modernização da infra-estrutura de telecomunicações, com foco na democratização do acesso à banda larga, a criação de ambientes físicos para encontros da comunidade, a manutenção de redes virtuais unindo universidades e empreendedores, e o aperfeiçoamento do sistema de representação política, que ainda é pouco permeável às demandas da população.

O evento foi finalizado no auditório com a presença de todos os envolvidos, foi apresentado com muito humor um teatro de fantoches, organizado pelos próprios agentes de desenvolvimento, mostrando o trabalho e as dificuldades que eles tem na divulgação da rede, indo de porta em porta nas residências e nas reuniões comunitárias.
Também falou o presidente da FIEP,  Rogrigo da Rocha Loures, para ele, este é o momento de colocar em prática projetos que estão aparecendo dentro da proposta da iniciativa Cidades Inovadoras, que pretende estimular a construção de ambientes mais inovadores e com foco na sustentabilidade."O encontro foi um avanço porque a partir de temas centrais colhemos a visão do que os participantes enxergam que precisa ser feito para implementar ações na prática." Disse ele.

Toda a população da Lindóia esta convocada a participar, Ajudando a planejar ações e a colocar em pratica o que for definido pelos próprios moradores, assim tornaremos o local onde passamos a maior parte de nossas vidas o “melhor lugar do mundo” de se viver, onde as crianças brincam e estudam, onde o comercio é forte, onde a segurança é eficiente, onde todos são amigos e felizes,... acha isso um sonho? não, não é, basta que todos se unam para o bem comum e não fiquemos de braços cruzados esperando que nossos governantes tomem uma providencia.

Quem tiver interesse em participar e quiser saber qual a próxima data e local de reunião, pode entrar em contato com a nossa agente de desenvolvimento local Bianca Alves pelo fone (41) 3271-7617 ou e-mail: bianca.alves@sesipr.org.br
E não se esqueçam de seguir nosso twitter onde sempre estamos informando novidades sobre a rede e sobre o bairro Lindóia: http://twitter.com/bairrolindoia

Moradores fecham rua para cobrar instalação de lombada


Rua Leonel França, na tarde desta quarta-feira (14/07) foi fechada pelos moradores, em protesto aos constantes acidentes que vem ocorrendo na via. Com sofás, entulhos e pedaços de madeira, eles bloquearam a via. A principal reivindicação é a implantação de redutores de velocidade, como lombadas, no cruzamento com a Avenida Henry Ford.

A manifestação ocorreu das 13 horas às 15h30 e foi acompanhada por uma viatura da Polícia Militar. Uma equipe da Diretoria de Trânsito (Diretran) orientou o trânsito durante o protesto.

De acordo com os moradores, o principal problema é que a Rua Leonel França faz uma curva próximo ao cruzamento com a Henry Ford, deixando os motoristas sem visibilidade. Como não há lombadas no pontos, os condutores acabam trafegando em alta velocidade, provocando acidentes. Segundo a moradora Sônia da Silva, só neste ano pelo menos quatro veículos bateram contra muros de residências da rua e duas crianças foram atropeladas.
O último acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, quando um veículo Fiat Uno perdeu o controle ao realizar a curva e atingiu o muro de proteção de uma funilaria. Neste acidente ninguém ficou ferido. A moradora e proprietária da funilaria, Kátia Turkot, afirma que já registrou na >Urbanização de Curitiba (Urbs) seis pedidos de instalação de redutores de velocidade no trecho. “Se nenhuma providência for tomada em um prazo de 15 dias, voltaremos a bloquear a rua”, disse a moradora.
Um agravante para o problema é a quantidade de crianças que transitam a pé pela rua. À esquerda do cruzamento há um campo de futebol de areia. À direita, há um parquinho. A poucos metros dali, fica uma escola. “Por enquanto, não tivemos nenhum acidente ou atropelamento fatal. Mas queremos evitar, justamente, que isso aconteça”, disse Kátia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Urbs informou que uma lombada deve ser instalada no local reivindicado pelos moradores. Ainda não há uma data prevista para a implantação – que está na fase de projetos – mas, segundo a Urbs, o redutor de velocidade no ponto está entre as prioridades da empresa, por se tratar de um ponto próximo a escola.
Fonte: Gazeta do Povo.
Ficaremos no aguardo de providencias pela Prefeitura!

Cidadania...o que é isso mesmo?


A palavra cidadania vem do latim “civitas” que quer dizer cidade, a palavra “cidadania” foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que ela tinha ou podia exercer. 

Estamos acostumados a achar normal a injustiça, a falar mal de nosso País, de nosso governo, a sempre dizer que qualquer lugar é melhor que o Brasil, a ter vergonha de ser brasileiro, a sempre darmos aquele “jeitinho” para tudo, a não levarmos a serio a coisa publica. Mas o que fazemos para mudar isso? 

Os direitos que temos não são um presente dado, um favor dos que estão “em cima” para os que estão “abaixo”, eles foram conquistados a partir de nossa capacidade de organização, participação e intervenção social. 

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. 

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a política e o próprio meio ambiente. 

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é votar consciente. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

Rede de Desenvolvimento Local

Texto enviado por Bianca Alves

Moradores dos bairros de Curitiba podem promover melhorias em suas localidades em 2010

A população local começou a ser articulada para implantar metodologia proposta pelo Fiep/SESI; Moradores dos bairros de Curitiba também podem aderir à idéia 
Melhorar a qualidade de vida, sem depender exclusivamente das ações do governo, está na participação dos moradores. Essa idéia vem dando certo em algumas localidades que resolveram formar uma Rede de Desenvolvimento Local, proposta levada às comunidades pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).  
Em alguns bairros de Curitiba moradores estão se mobilizando para iniciar a proposta em cada localidade. O objetivo é envolver moradores, lideranças, entidades, igrejas, comerciantes, entre outros, e montar um comitê local - grupo que será o responsável por espalhar a idéia para toda a comunidade.
Essa etapa importante da proposta do projeto já foi concluída no bairro Lindóia, e aconteceu na sexta-feira, dia 18 de Junho de 2010, com a Agente de Desenvolvimento Local, Bianca Alves, explicando aos moradores qual a proposta e como ela pode ser aplicada na comunidade. O encontro aconteceu no salão de festas da Igreja Água da Vida e contou com a participação de moradores e/ou interessados no bairro. Motivados, os integrantes da Rede, mostraram interesse e se dispuseram a entender um pouco mais sobre a Rede de Desenvolvimento.
A implantação da metodologia começa após a formação do Comitê, com o Seminário Visão de Futuro, no qual a população irá sonhar com o lugar ideal para se viver daqui a dez anos, listando todos os desejos e anseios dos moradores. 
O objetivo das Redes de Desenvolvimento é mobilizar pelo menos 1% da população local para chegar a uma agenda de ações que possa ser trabalhada, seja através dos conhecimentos e habilidades de cada morador, ou em parceria com empresários, entidades, poder público e todos os interessados em promover melhorias na região. “É possível despertar para as potencialidades que existem e que estas oferecem alternativas de interferirmos no meio em que vivemos. Deste modo, então, sem cabresto e com visão ampliada das coisas, pode ser possível tornar o local mais adequado e mais gostoso para morar, conseguindo melhor qualidade de vida”, explicou o coordenador das Redes de Desenvolvimento, José Marinho.  
Interessados em participar ou contribuir com as Redes de Desenvolvimento nos bairros de Curitiba, podem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7617 ou e-mail: rede@fiepr.org.br  

Bianca Alves
Agente de Desenvolvimento Local / Rede de Desenvolvimento Local

Curitiba é a capital com melhor ensino fundamental do País


Pela terceira vez consecutiva, Curitiba tem o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. O resultado da avaliação de 2009 foi divulgado nesta sexta-feira 02/07, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Curitiba obteve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).
"O resultado mostra que estamos firmes no compromisso de oferecer ensino de qualidade para avançarmos na construção de uma cidade melhor", disse o prefeito Luciano Ducci. "A educação é prioridade na Prefeitura de Curitiba. Priorizar a educação é apostar na qualidade de vida e no desenvolvimento dos cidadãos."
O índice de Curitiba ficou acima da média nacional de 4,6 e vem crescendo a cada avaliação. Em 2007, Curitiba teve índice de 5,1, e em 2005, índice de 4,7. "Temos que dividir esta conquista com todos os estudantes e com os profissionais de educação da Rede Municipal, que têm ajudado Curitiba a manter-se como referência, além de oferecer ensino de qualidade para nossas crianças", afirmou a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no censo escolar e das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil. Para que o índice de uma escola melhore é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
Na Prova Brasil, Curitiba também lidera entre as capitais, com nota média padronizada de 5,91 nas provas de Matemática e de Língua Portuguesa. Palmas, no Tocantins, ficou em segundo na Prova Brasil, com nota média de 5,76. No Ideb, Palmas ficou em segundo lugar, com índice de 5,6, seguida de Belo Horizonte, com índice de 5,3.
"Fazemos diagnósticos profundos e constantes para buscar informações que mostrem a realidade de cada escola, suas experiências e necessidades", disse Eleonora. A Secretaria da Educação transforma os dados coletados em informação e a informação em prática pedagógica, que melhora a qualidade de ensino das escolas municipais.
Em 2009, ano da mais recente avaliação do Ideb, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 18 milhões em novas creches, escolas, quadras poliesportivas cobertas e bibliotecas e em reformas e ampliações das unidades de ensino.
Em 2010, está investindo R$ 20 milhões em obras para ampliar a oferta de vagas na rede municipal de ensino. São obras de construção e ampliação de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades de educação integral, que estão acontecendo nas nove administrações regionais.
No total, são 26 equipamentos que abrirão mais 4.768 vagas na educação infantil e no ensino fundamental. A maior parte dos recursos - aproximadamente R$ 15 milhões - está sendo aplicada na expansão da oferta para crianças de três meses a cinco anos de idade em creches. Além disso, desde janeiro, 622 novos profissionais foram contratados na educação.
Fonte: Prefeitura de Curitiba