Seminário Visão de Futuro na Lindoia

O Seminário Visão de Futuro, mais uma etapa da Rede de Desenvolvimento Local, foi realizado nesse ultimo sábado (21/08) no Bairro Lindoia, compareceram 16 pessoas interessadas em conhecer e participar do desenvolvimento da região onde vivemos.
Foram organizados pela agente de desenvolvimento Bianca Alves três grupos, sendo solicitado a cada um que colocasse no papel seus sonhos e desejos para o bairro, algumas das idéias apresentadas foram de lombadas e sinaleiros na avenida Santa Bernadethe que vem a cada dia aumentando o perigo aos pedestres que circulam por ela, aumento do posto de saude Fanny-Lindoia, instalação de um posto policial (com Policial - *rs), Asfaltamento nas ruas ( asfalto mesmo e não o famoso "anti-pó"), uma agencia bancaria, calçadas, mais creches, feira livre, etc.
Uma idéia também que foi mencionada, é de unir os bairros Lindoia e Fanny pois os dois bairros vizinhos compartilham dos mesmos problemas e juntos poderiam fortalecer as reivindicações junto a prefeitura de Curitiba.
Na minha opinião não ficou bem entendido entre os participantes a proposta da Rede de Desenvolvimento Local, que é na verdade, uma união da população do bairro e comerciantes para melhorias na região em que vivem e trabalham, sem esperar que os nossos "governantes" tomem providencias, pelo que vi algumas pessoas acham que a rede é só mais um modo de levar as reivindicações dos moradores a prefeitura, é que estamos acostumados a sermos os espectadores e não os atores nas mudanças das condições e modo de vida que levamos, esse pensamento precisa mudar, somos mais que simples "peões" de políticos que só lembram que existimos na época das eleições e para isso precisamos de uma maior participação da população na rede, o proximo encontro será dia 18 de setembro, temos que divulgar, contem aos vizinhos, espalhem a idéia! vamos fazer do bairro lindoia o melhor lugar para se viver e dar um exemplo de cidadania ao Brasil e ao mundo!

Redes de desenvolvimento local : http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/desenvolvimentocidades/
Contatos : Agente - Bianca Alves - fone (41) 3271-7617 ou e-mail:  bianca.alves@sesipr.org.br

Aniversário do Bairro Lindoia

Uma pequena Homenagem do Blog da Lindoia a esse bairro tão querido onde vivemos no seu 62º ano de vida. Parabéns a todos nós !

Site esclarece duvidas do consumidor



Como fechar uma conta bancaria, como exigir assistência técnica de forma gratuita, como utilizar de modo correto o cartão de credito ou até mesmo como preencher um cheque corretamente, todos temos duvidas no nosso cotidiano e até muitas vezes desistimos de procurar nossos direitos pois não sabemos qual caminho tomar, mas desde o dia 4/8 podemos contar com a ajuda do site "Consumo em Pauta", nele encontramos on-line e gratuitamente auxilio para essas e muitas outras duvidas.
O site também traz noticias, artigos, curiosidades, dicas de consumo consciente e agenda de eventos relacionados ao consumo, caso não consiga encontrar uma resposta para sua busca, pode encaminhar sua duvida por e-mail.

"O objetivo do site Consumo em Pauta é a informação de forma clara, transparente e educativa. Queremos que, por meio da informação, consumidores se transformem em cidadãos com plena consciência de seus direitos e deveres não só com o bolso, com a carteira ou com a conta bancária, mas também com o meio em que vivem. 
No site Consumo em Pauta consumidores encontrarão informações objetivas de todas as áreas de consumo, além de notícias diárias sobre relações de consumo, novas legislações, como resolver problemas, etc. Essas mesmas informações também podem ser úteis aos fornecedores."

Para Angela Crespo, jornalista especializada em consumo e editora do Consumo em Pauta, o consumidor é o mais importante ator na busca de melhorias nas relações de consumo. "Mas, antes de tudo, eles precisam de informação. Só conhecendo seus direitos e deveres é que eles podem influenciar mudanças positivas no mercado" afirma.


Jovens da grande Curitiba recebem para aprender ofício no ProJovem

Sete mil jovens, com idades entre 18 a 29 anos, moradores de Curitiba e região metropolitana, estão tendo uma oportunidade gratuita de capacitação profissional. Eles participam de cursos do ProJovem Trabalhador, programa que tem recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura de Curitiba. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego é a coordenadora e gestora do programa em Curitiba.
Além do conhecimento, os jovens recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, lanche e vale-transporte para se deslocar aos locais das aulas. "O curso é uma oportunidade para termos uma profissão e entrar no mercado de trabalho. Gosto de administração e o curso está valendo a pena", disse Fabiana Coracine, de 26 anos, moradora do Sítio Cercado.
Ela faz o curso de administração na sede da Sociedade Educacional Santa Catarina (Sociesc), no Pinheirinho. No local também são dados os cursos de construção e reparos, e transporte. A outra empresa escolhida por licitação para dar as aulas é a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer.
A Reimer é responsável pelos cursos de telemática, beleza e estética, turismo e hospitalidade, e esporte e lazer. Todos os alunos estão passando pelo módulo de qualificação social, que terminará no dia 30 de agosto. Depois começará a qualificação profissional, que segue até o dia 22 de dezembro.
Maikuel Moreira, 18, mora no bairro Santa Quitéria e está fazendo o curso de telemática. "Eu sabia o básico de informática e aqui vou aprofundar o conhecimento. Com o curso espero conseguir um emprego. Aqui é uma boa oportunidade para quem não tem condições de pagar um curso e está desempregado", disse.
Primeiro emprego
Para o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, o ProJovem Trabalhador é também um programa de inclusão social. "Esse é um programa para o jovem que busca uma colocação no mercado de trabalho. Em geral, é a sua primeira colocação. O primeiro emprego é uma de nossas preocupações centrais. O programa é voltado para pessoas que vêm de famílias carentes e que podem estar expostas a riscos sociais por não terem emprego", disse.
O estudante Marcos Vinícius das Neves Brito, 18, faz o curso de administração e está em busca da primeira colocação no mercado de trabalho. "Nunca trabalhei e aqui é uma grande chance de conseguir o primeiro emprego. Ainda tem a bolsa auxílio de R$ 100, que ajuda no orçamento lá de casa", disse Brito, que mora no bairro Sítio Cercado.
Região metropolitana
Vários jovens que moram na região metropolitana estão participando dos cursos do ProJovem Trabalhador. Para Ligia Melo Cardoso, 24, a distância não impede que os estudantes busquem a qualificação. Ela mora em Araucária e faz o curso de administração. "Vim fazer o curso para melhorar o meu currículo. Vale a pena fazer. É uma oportunidade rara. Em Araucária é mais difícil de fazer um curso desses", disse.
Aline Luana de Oliveira, 20, mora em Pinhais e está fazendo o curso de telemática. "Estou aqui para conseguir um trabalho melhor. Estou desempregada e essa é uma grande oportunidade para voltar ao mercado de trabalho", disse.


Fonte: Prefeitura de Curitiba