Curitibanos poderão alugar bicicletas a partir desta sexta-feira




A partir de sexta-feira (1º), os curitibanos poderão alugar bikes em bicicletários integrados, localizados inicialmente no Centro Cívico e no Jardim Botânico. Padronizadas, as bicicletas poderão ser retiradas pelos usuários em um dos pontos e entregues, após o uso, em outro. O aluguel custa R$ 5 a hora e para utilizar o sistema é preciso fazer um cadastro na página da internet da empresa que explora o serviço (www.bicicletaria.net).
Segundo a Bicicletaria.net, o cadastro pode ser preenchido rapidamente. O usuário precisa informar pela internet dados como nome, endereço, CPF e telefone, além do número de cartão de crédito, e comprar pelo menos R$ 15 em créditos. Assim que chega a um dos bicicletários, a pessoa se identifica, retirando a chave que destrava a bicicleta. O ciclista pode usar a bike e, depois, devolvê-la em um dos bicicletários. O sistema debita dos créditos do usuário o valor referente ao tempo de uso da bicicleta.
O passeio é monitorado por meio de GPS e, ao longo do passeio, o usuário pode “interagir” com o sistema, recebendo pelo celular mensagens com informações sobre os locais pelos quais está pedalando e dicas sobre eventos culturais.
As bicicletas disponibilizadas para locação têm quadro de alumínio (mais leves) e rebaixado, com assento regulável. O modelo é equipado com três marchas, com sistema que não utiliza corrente (livre de graxa).
Inicialmente, os bicicletários ficarão no Centro Cívico (à Rua Jacy Loureiro de Campos) e no Jardim Botânico (à Rua Engenehiro Ostoja Roguski). Em breve, um terceiro ponto deve ser disponibilizado, no São Lourenço.
Fonte: Gazeta do Povo