No Dia do Trabalhador, médicos e especialistas em doenças ocupacionais chamam a atenção dos profissionais para as enfermidades adquiridas no dia-a-dia de trabalho. Grande parte das doenças ocupacionais é causada por hábitos inadequados de postura, manipulação ou exposição do trabalhador, sem a proteção necessária, a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos.
Dados do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) mostram que os problemas mais incidentes são as lesões por esforços repetitivos (LER ou Dort, com 57,1%) e as doenças na coluna lombar (20,3%). Entre os diagnósticos de acidente do trabalho, as dores nas costas (17,3%) e os ferimentos (13,2%) e fraturas no punho e/ou na mão (6,3%) são os campeões.
E com o uso cada vez maior de computadores nas residências esses maus hábitos de postura também estão presentes dentro de casa, quem nunca ficou com dor nas costas depois de horas na frente do PC vendo o orkut e conversando em chats e msn, muita gente fica na cama com seu notebook e por aí vai...é...a tecnologia doiiii.