Rede de Desenvolvimento Local



Sábado (18/09), o bairro Lindoia deu início ao quarto passo da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local. A troca de informações durante a aplicação dos questionários foi intensa entre os presentes. Cada morador ficou incumbido de explicar e aplicar o questionário com, pelo menos, duas pessoas do bairro. Nesta etapa é fundamental que todos os envolvidos respondam aos questionários para que através deles seja possível construir o perfil da localidade. Outro encontro vai ser marcado após o período eleitoral. Se você quer fazer parte desta rede junte-se aos moradores que participam e ajude a construir um novo Lindoia.
Este projeto é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o Serviço Social da Industria (Sesi). O contato é: 3271-7426 ou pelo site: www.desenvolvimentolocal.org.br
Por Renata Alves

Ônibus híbrido na linha Interbairros II na segunda-feira


Passageiros da linha Interbairros II conhecerão a partir de segunda-feira (27) o ônibus híbrido, que roda com um motor elétrico e outro movido a diesel. O ônibus, fabricado pela empresa Volvo, na Suécia, será testado em Curitiba durante três semanas. 
"Esperamos que a população aprove o veículo, e que a empresa alcance os resultados necessários para a fabricação em larga escala. É a tecnologia beneficiando o meio ambiente", diz o prefeito Luciano Ducci, que conheceu o ônibus na quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. 
Além de Curitiba, o ônibus está sendo testado também em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dependendo dos resultados, o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo em Curitiba e incorporado à frota da cidade para a Copa do Mundo de 2014.
O ônibus começará as viagens às 5h12, no Capão Raso, e será recolhido às 15h47 para avaliações. Cada um dos cinco trajetos feito pelo ônibus híbrido terá 41 quilômetros, totalizando 205 quilômetros por dia.
O Interbairros II passa pelos Terminais Capão Raso, Campina do Siqueira, Cabral, Campão da Imbuia e Hauer, parando, em média, a cada 500 metros entre os terminais.
"No começo os passageiros poderão estranhar, pois a aparência externa do ônibus é diferente do veículo da cor verde que estão habituados", alerta o gestor de Operação de Transporte da Urbs - Urbanização de Curitiba S.A.
O “Hibribus” tem capacidade para até 80 passageiros, 32 sentados, tem piso baixo, permitindo aos passageiros embarques e desembarques no mesmo nível da calçada, motor a diesel traseiro, enquanto as baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo.
No sistema híbrido, o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h. Depois, entra em ação o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas vai recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado.
Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta, a emissão de poluentes do ônibus híbrido é 50% menor do que nos ônibus comuns. A economia de combustível fóssil chega a 40%. O ônibus também pode utilizar o biodiesel.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

22 de Setembro - Dia sem Carro

Quarta-feira (22/09), É o "Dia Sem Carro", e os curitibanos poderão experimentar um novo modal de deslocamento na futura ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho do viaduto do Hauer ao Shopping Cidade, que está em fase de licitação. O teste faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. Será permitido circular na ciclofaixa das 6h às 18h.
O teste será feito nos dois sentidos da via, ao lado da canaleta do expresso, totalizando 8 km de ciclofaixa. A Diretoria de Trânsito (Diretran) sinalizará todo o trecho com cones e faixa de isolamento. Agentes e funcionários da Urbs ficarão em cruzamentos orientando ciclistas e motoristas. 
"É um novo conceito que surge na cidade, de estimular a bicicleta como meio de transporte, e não apenas como lazer", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer. "A simulação no Dia sem Carro servirá de alerta também aos motoristas, que já devem ir se habituando a respeitar o trecho da via que será de uso exclusivo de bicicletas", acrescenta.
No Dia sem Carro, também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente e de lazer ficarão das 9h às 17h.
Ciclofaixa - A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade. No trecho da simulação, quem usar a ciclofaixa pode seguir do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público o parque São Lourenço. A ciclofaixa também ligará à ciclovia da Linha Verde.
A Prefeitura devera terminar a primeira fase da licitação da ciclofaixa no começo de outubro próximo, ela é uma das ações do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, que ampliará a malha cicloviária da cidade, que é mais de 100km.
O Dia sem Carro é o dia de combater a poluição do ar e a emissão excessiva de gases de efeito estufa. Para isso, a data visa a conscientização das pessoas sobre como é importante transitar menos de carro. É movendo-se de ônibus, a pé, de bicicleta, ou outro meio disponivel de transporte na cidade é que todos podem contribuir. Mas além disso é preciso haver investimentos em transporte coletivo de boa qualidade, mais eficiente e barato, e a criação de políticas públicas para o setor. Estimular as formas não-motorizadas de locomoção também é fundamental. 
O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001, muitos municípios participarão, como Curitiba, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, entre outros. Aqui, o setor de transporte é responsável por quase a metade do consumo de petróleo no país, na forma de diesel e de gasolina. É também a principal fonte de gás carbônico nas maiores cidades brasileiras.

Além disso, a combustão de derivados de petróleo provoca sérios danos à saúde, e é a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa no mundo, contribuindo para o aquecimento global. Cidades modificadas para comportar mais e mais carros e menor convivência entre as pessoas também são resultados dessa "cultura do carro".

Prefeitura distribuirá mudas na Semana da Árvore

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará distribuição de mudas de árvores na próxima terça-feira (21) em comemoração à Semana da Árvore, que vai até o dia 27. A distribuição acontecerá no calçadão da Rua XV, próximo a Praça Osório, das 9h às 15h. Serão distribuídas 5 mil mudas de espécies nativas, entre elas pitangueiras, araçazeiros, goiabeiras, ipês roxos e amarelos, pinheiros bravos e jabuticabeiras.
"Essa já é uma ação tradicional em Curitiba na Semana da Árvore. Muitas pessoas nos ligam com antecedência perguntando onde será a distribuição. O objetivo é oferecer algumas das plantas nativas para que a comunidade cultive em seus domicílios e embelezem ainda mais a cidade", afirma  Carlos Ripcka, gerente de arborização pública da Secretaria de Meio Ambiente.
Todas as mudas são produzidas no Horto Municipal da Barreirinha, de onde saem anualmente 80 mil mudas. São as mesmas espécies utilizadas na arborização pública de Curitiba. Os ipês roxos e amarelos são plantados nas vias públicas, enquanto as espécies frutíferas são plantadas nas margens dos rios, por atraírem pássaros.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Castramóvel vai entrar em ação


Finalmente tivemos noticias sobre o "Castramovel" da UFPR, infelizmente a mesma não deu atenção ao e-mail que enviamos pedindo maiores informações, mas foi publicado uma matéria no Jornal Gazeta do Povo sobre o assunto que segue abaixo.

"Lançada em maio deste ano, a partir de uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Prefeitura Municipal de Curitiba, a Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Umees), apelidada de “castramóvel”, deve começar suas atividades neste mês com palestras, eventos educativos e realização de procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos de maneira gratuita em cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC) e do Litoral.
Até o fechamento desta edição, somente as datas e locais das ações em São José dos Pinhais, Pinhais e Antonina foram definidas, mas a expectativa é que mais cidades, incluindo a capital, sejam atendidas nos próximos meses.
Para o professor do curso de Medicina Veterinária da UFPR e um dos coordenadores do projeto Rogério Robes, um ponto importante é que o foco do programa está na preocupação com a educação dos donos a respeito dos cuidados com os pets. “A quantidade de animais abandonados nas cidades é muito grande e esse é um problema sério. Somente a partir de campanhas de conscientização como essa será possível reduzir esses índices”, diz.
Para participar, os donos dos pets que moram em Curitiba e Pinhais devem ser beneficiários de algum programa de assistência promovido pelo governo, como o Bolsa Família. “Para outras cidades, o critério ainda não foi definido. Outra condição é que o animal esteja em bom estado de saúde, vacinado e desverminado”, explica Karina Francini Braga, coordenadora-discente do projeto.
Visitas
Em Curitiba, alguns bairros foram se lecionados e alunos da UFPR es tão visitando as residências e fazendo pesquisas para identificar animais que precisam de cirurgia. Em Pinhais, a seleção é feita pelo Cen tro de Zoo­noses da cidade e, em Antonina, a prefeitura está responsável pela triagem de animais.
Depois de inscritos, os donos precisam participar de uma palestra sobre guarda responsável de animais e cuidados com a saúde dos pets, quando é, enfim, marcada a data para a castração".
Agenda
Vejas as datas e o itinerário do castramóvel:
9 de setembro

São José dos Pinhais
Nesse dia, a Umees vai participar do Seminário de Guarda Responsável e Bem-Estar Animal realizado na Câmara Municipal da cidade. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (41) 3398-2762 ou 3383-7976.
14 de setembro
Pinhais
O castramóvel vai promover atividades de educação em saúde e castrar alguns animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pinhais. As inscrições para castração estão encerradas, mas os donos podem se inscrever para novos eventos pelo telefone (41) 3912-5396.
28 de setembro
Antonina
O ônibus vai fazer cirurgias em animais já selecionados pelo município.
Serviço
As datas e locais das atividades envolvendo o castramóvel são atualizadas com uma semana de antecedência aos eventos no site.
Por  RAFAELA BORTOLIN - Gazeta do povo

Vamos aprender a ser patriotas?


Na cidade de Joinville, acho que foi no ano passado, houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'.
O primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos 
de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para 
redigir um texto, é
 uma demonstração pura 
de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é 
este sentimento cívico.

"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil 
chorar: O que houve, meu Brasil brasileiro? 
Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre 
a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: - Estou 
sofrendo, vejam o que estão fazendo comigo...a
ntes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores, m
eu povo era heróico e os seus brados retumbantes, o sol da liberdade era mais 
fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada, havia paz no futuro e glórias no 
passado, nenhum filho meu fugia à luta, eu era a terra adorada e dos filhos 
deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem 
nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a 
coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos 
tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. 
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro 
que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar
esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a 
grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo 
em seu berço esplêndido."

Onde esta o patriotismo do brasileiro? sera que só lembramos na copa do mundo? esta certo que nossos politicos só nos causam vergonha, mas quem são nossos politicos?? são brasileiros...e somos nós que os elegemos, e muitas vezes em troca de beneficios pessoais, temos o poder nas mãos de mudar essa realidade, elegendo quem realmente quer trabalhar pelo seu País.

-Ser Patriota é não ficar em cima do muro, é participar, exigir os direitos de cidadão.
-Ser Patriota é ser unido em todos os aspectos e não somente em dias de copa do mundo.
-Ser Patriota é amar seu País como ama seus próprios filhos.
-Ser Patriota é cobrar, das autoridades governantes a cuidar bem do País.
-Ser Patriota é participar com sua comunidade em tudo que pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
-Ser patriota é ser solidário com todos.
-Ser patriota é compartilhar, ajudar, defender os pobres e oprimidos, e não apenas desviar os olhos.
-Ser patriota é a união plena de todos por um e um por todos.
-Ser Patriota é a razão de se viver bem, em um País livre de preconceitos, ter o coração puro e a mente aberta.
-Ser Patriota é conseguir enxergar que o dinheiro pode ficar para segundo plano.
-Ser patriota é respeitar seus irmãos, os mais velhos e as crianças, aprender com eles, trabalhar sempre pensando no melhor para sua cidade e seu País.
-Ser Patriota é a razão social do bicho homem viver bem com todos seus irmãos sejam eles animais irracionais ou racionais, ignorando a aparência externa, valorizando o conhecimento de cada um, priorizando a alma.
-Ser Patriota significa, povo de cultura, progresso, visão, felicidade, paz interna, saúde, segurança, dignidade, esperança de um futuro garantido.

Portanto seja patriota e diga com orgulho " Pátria amada Brasil !! "

Curitiba ganha Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna


O prefeito Luciano Ducci assinou decreto nesta quarta-feira (1) criando o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, que substitui o Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O novo departamento ampliará o trabalho de pesquisa e monitoramento da fauna urbana da cidade, os animais domésticos e migratórios.
"Estamos ampliando e modernizando o excelente trabalho realizado pelo Departamento de Zoológico, que já resultou em programas pioneiros no país, como a Rede de Defesa e Proteção Animal", afirma o prefeito Luciano Ducci. "O novo departamento é mais um avanço de Curitiba na área ambiental, que com certeza servirá de modelo para outras capitais do país", acrescenta.
O Departamento de Zoológico é responsável pelo estudo e preservação de 2.200 espécies de aves e animais que vivem no Passeio Público e no Zoológico de Curitiba, e manutenção do acervo do Museu de História Natural, cerca de 200 mil exemplares de peixes, répteis, mamíferos, aves e insetos. Além dessas funções, o novo departamento será responsável pela conservação de animais domésticos e migratórios.
"O Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna terá uma atuação muito mais abrangente e importante. Além dos acervos do Zoológico e do Passeio Público, o departamento irá trabalhar com a fauna urbana. A partir disso, dentro em breve, o cidadão terá a quem se reportar sobre maus tratos, animais abandonados e sobre o comércio ilegal", destaca o secretário de Meio Ambiente José Antônio Andreguetto.
O novo departamento nasce com um corpo técnico maior. Até o final do ano, nove técnicos concursados, entre médicos veterinários e zootecnistas, vão compor o grupo de trabalho. Isso irá permitir a implantação de novos projetos de estudo da fauna urbana.
Em relação ao trabalho com animais domésticos, o Departamento será o responsável pelos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Defesa e Proteção Animal, lançada em abril de 2009. O programa, entre outras tantas ações, faz o cadastro e a identificação animal através do uso de micro chips.
"Com a adesão dos cidadãos curitibanos, teremos a redução gradativa da situação de abandono, ou quando algum for encontrado, faremos o rastreamento, objetivando devolvê-los aos seus responsáveis. No passado, os animais eram recolhidos e muitas vezes sacrificados. Além disso, será possível envidar esforços para o planejamento de ações contra o comércio ilegal de animais, uma das causas da ocorrência de animais nas ruas", diz Marcos Traad, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba.
O uso do micro chip tem permitido o mapeamento da população animal da cidade. Com os dados obtidos, o Departamento poderá executar suas ações com mais efetividade. Hoje, conforme estimativas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba tem um cão para cada 4 habitantes. "Nosso objetivo é mostrar ao cidadão que o animal não é um problema coletivo. Mas, uma responsabilidade da pessoa que opta por ter um animal em casa", fala Traad.
Segundo o diretor, o Departamento irá realizar o monitoramento dos espaços públicos da cidade, principalmente praças e parques. Nestes casos, não só dos animais domésticos, mas também dos silvestres. "Isso permitirá o manejo adequado e poderemos evitar problemas pontuais como super a população, ou a ocorrência de espécies introduzidas", afirma.
Também irão ocorrer mudanças no cuidado com os animais do Passeio Público e do Zoológico. Novos técnicos ficarão responsáveis pelos serviços de nutrição animal e de fauna, objetivando um melhor controle das dietas dos animais e da sua condição de conforto no cativeiro em longo prazo, o que poderá resultar inclusive em economia nas compras de alimentos e suplementos. Profissionais especializados também irão enriquecer os ambientes e implantar melhorias no manejo dos animais.
A proposta é implantar todos os projetos e ações do novo departamento até 2012, cumprindo uma das metas do contrato de gestão estabelecido pelo prefeito Luciano Ducci.
Fonte: Prefeitura de Curitiba