Professor do MIT visita Curitiba e elogia o sistema de transporte


O professor Otto Scharmer, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), em Boston (EUA), participou nesta quinta-feira (13) em Curitiba de uma reunião de trabalho com as secretarias municipais envolvidas no projeto SIM - Sistema Integrado de Mobilidade, uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Ducci. 
"O MIT quer seguir o exemplo de Curitiba. As cidades estão sempre à frente de nós, e Curitiba é líder no mundo", disse Scharmer. A reunião aconteceu na Sala de Situação da Prefeitura, instalada num amplo e futurista espaço no Instituto Curitiba de Informática (ICI).
O presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite, coordenou a reunião. Participaram representantes de áreas estratégicas para o tema, como Urbs, Ippuc e secretarias do Planejamento, Meio Ambiente, Governo Municipal e Assuntos Internacionais.

O objetivo do SIM é qualificar a cidade para superar uma das grandes preocupações das metrópoles do mundo: a mobilidade urbana - em todas as suas formas -, da qual a acessibilidade (orientada a idosos, deficientes, crianças) é um de seus aspectos mais sensíveis.

O professor Otto Scharmer veio a Curitiba a convite do Sistema Fiep, para participar da Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Ele elogiou a forma como Curitiba trata de temas tão importantes para a cidade, como a Linha Verde e o transporte público. Disse ter vivido 30 anos na Europa, onde sempre teve transporte de qualidade, mas seus últimos cinco anos, em Boston, sede do MIT, "foram de muito sofrimento". 

"Agora estou muito impressionado com o que vejo em Curitiba", disse Scharmer, que além de conhecer o sistema de transporte, "muito bem desenvolvido", foi apresentado ao projeto e pôde conhecer ao vivo, por meio de câmeras instaladas em vários pontos, a Linha Verde transformada em realidade. "Impressiona-me muito positivamente a Linha Verde, que é usada para integrar a cidade e não para separá-la", elogiou.

Consultor de governos e empresas privadas, o professor Otto Scharmer contou ter visto na África e na Europa "desconexão entre as necessidades da população e as políticas públicas formuladas pelos governos". Depois de ver, por meio da apresentação no ICI, como a Prefeitura de Curitiba se utiliza de ferramentas da tecnologia da informação para planejar e executar suas políticas públicas, ele disse que Curitiba é uma das raras cidades no mundo "em que se enxerga a realidade e se planeja e se executa de acordo com ela".

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário