Metrô Curitibano - Licenciamento ambiental já pode ser consultado



O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) da primeira linha de metrô de Curitiba estão à disposição da população para consulta e sugestões a partir desta segunda-feira (13). Os documentos podem ser consultados diretamente na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na avenida Manoel Ribas, 2727, ou no portal da Prefeitura, na página do Meio Ambiente (www.curitiba.pr.gov.br).

Ao entrar no portal, o internauta deve acessar, no lado direto da tela, o ícone Secretarias e Órgãos e procurar Meio Ambiente. Um banner especial foi colocado para facilitar a busca do documento. As consultas podem ser feitas antes da audiência pública, que deverá acontecer no início de 2011.

As perguntas ou sugestões para a audiência pública devem ser protocoladas por escrito na secretaria, num prazo de 45 dias contados a partir desta segunda-feira (13). Os questionamentos serão avaliados durante o processo de licenciamento, que segue as determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

O EIA-RIMA será analisado por um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas e da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O estudo foi feito pela empresa Ecossistema Consultoria Ambiental, contratada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelos projetos do metrô.

Metrô Curitibano

A Linha Azul, nome dado à primeira linha de metrô em Curitiba, vai substituir os biarticulados do sistema expresso nos eixos Norte e Sul. O metrô passará por baixo da canaleta. E onde hoje passam os ônibus desses eixos, como nas avenidas República Argentina, João Gualberto e Paraná, a canaleta será transformada num grande espaço para a convivência dos cidadãos, com calçada, iluminação adequada e ciclovia. A Linha Azul terá cerca de 22 quilômetros de extensão.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário