Moradores da CIC fazem conscientização sobre separação do lixo


Os moradores do Conjunto Osvaldo Cruz I, na Cidade Industrial de Curitiba, saíram às ruas, no dia 13 de agosto, com uma missão especial: conscientizar a população da importância da separação do lixo e avisá-la da coleta de entulhos que a prefeitura realizará nos dias 22 e 23 de agosto na região.
clique para ampliar clique para ampliarCerca de 30 voluntários participaram da mobilização (Foto: Priscila Bortolozzo)
A mobilização é resultado da união dos moradores através das Redes de Desenvolvimento Local – iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O meio ambiente é uma das preocupações e foco de um grupo formado através de uma parceria entre a Faculdade Anchieta, a Associação de Moradores do Conjunto Osvaldo Cruz I e a Prefeitura Municipal de Curitiba.
A conscientização começou com uma pequena ação de colocar uma placa notificando a proibição de se jogar lixo no local sob pena de multa. Agora, a prefeitura realizará nos dias 22 e 23 de agosto uma coleta especial na região, recolhendo colchões velhos, madeira, eletrodomésticos inutilizados e qualquer tipo de entulho que não é recolhido normalmente.
clique para ampliar clique para ampliarMoradores foram informados de que nos dias 22 e 23 a Prefeitura coletará entulhos da região (Foto: Priscila Bortolozzo)
Para lembrar a população e sensibilizá-los da importância de separar corretamente o lixo, moradores e alunos da Faculdade Anchieta passaram, de porta em porta, desde a Avenida Pedro Gusso até a Rua Willibaldo Kayser, conversando com os moradores. “Essa ação foi levantada desde o início do projeto no bairro. Depois que começaram as reuniões das Redes de Desenvolvimento Local, o pessoal foi se conhecendo e formando uma rede de amigos mesmo. E agora, com a união da população, começaram realmente a sair as ações”, comentou  Viviane Bayer Mença, que participa das Redes de Desenvolvimento Local. 
Além disso, a Faculdade Anchieta recebe óleo de cozinha para dar a destinação correta para o produto usado. Os voluntários ficaram satisfeitos com a ação, como mostra o aluno de Engenharia Ambiental João Gulart. “Essa mobilização é muito importante, pois na verdade, é uma sensibilização. Conversamos com as pessoas sobre a separação do lixo, pois tem muitas informações relevantes que, às vezes, a população não tem acesso ou não tem ideia das consequências”, disse.
Fonte: Rede de Desenvolvimento Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário