Concurso escolar vai premiar melhor narrativa histórica sobre Curitiba


A Prefeitura de Curitiba em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) promoverá o concurso "A Construção da Identidade Curitibana: origem e historio do município". A ação envolverá 38 mil estudantes municipais, de turmas de 4ª e 5ª séries, na elaboração de narrativas históricas sobre a cidade. O lançamento do concurso aconteceu na tarde desta sexta-feira (11) no Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Educação. 
O concurso é mais uma das ações da Secretaria Municipal da Educação para fortalecer o ensino da história. "É uma parceria que possibilitará às escolas discutirem mais profundamente o processo de história. Conhecer o passado é uma forma de preparar o futuro", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.
 
Os melhores trabalhos serão premiados em novembro. As narrativas históricas criadas pelas crianças deverão ser baseadas em evidências do passado. Para auxiliar e incentivar as produções os professores trabalharão durante as aulas com pesquisas, documentos históricos e fotografias atuais e antigas. 
Durante o lançamento do concurso, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Ernani Costa Straube colocou à disposição dos professores a biblioteca e equipes do Instituto. "Precisamos saber o que as crianças pensam sobre a identidade de seu povo, de sua cidade", disse Ernani ressaltando a importância da parceria com o município.
A idéia para o trabalho em conjunto está atrelada a um concurso de contos promovido pelo HGPR no estado para celebrar o cinqüenta anos de fundação de 54 municípios paranaenses que foram criados de uma só vez, em julho de 1960. O trabalho de resgate da história de cada um deles fez com que o instituto busca-se a colaboração da Secretaria Municipal da Educação por meio de uma consultoria feita pela doutora em história Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd.
"Vimos a possibilidade de levarmos para nossas escolas a proposta de aprofundamento da nossa história", explica a diretora  do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Salamunes.
Nara considera o concurso uma oportunidade de fortalecer a identidade de Curitiba e relacioná-la com a história do país. "Vamos mobilizar as crianças para uma discussão mais aprofundada da realidade que as cerca de forma dinâmica e interativa", disse Nara.
Nas salas de aula o trabalho de elaboração das narrativas começa em julho. Acompanharam o lançamento do concurso o diretor Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, General José Chuquer Rodrigues, o vereador Jair Cezar e o deputado federal, Gustavo Fruet.
Após o lançamento os professores assistiram a palestra Narrativa Histórica: Uma Maneira de Ensinar e Aprender História, feita pela professora Rosi Gevaerd.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário