22 de Setembro - Dia sem Carro

Quarta-feira (22/09), É o "Dia Sem Carro", e os curitibanos poderão experimentar um novo modal de deslocamento na futura ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho do viaduto do Hauer ao Shopping Cidade, que está em fase de licitação. O teste faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. Será permitido circular na ciclofaixa das 6h às 18h.
O teste será feito nos dois sentidos da via, ao lado da canaleta do expresso, totalizando 8 km de ciclofaixa. A Diretoria de Trânsito (Diretran) sinalizará todo o trecho com cones e faixa de isolamento. Agentes e funcionários da Urbs ficarão em cruzamentos orientando ciclistas e motoristas. 
"É um novo conceito que surge na cidade, de estimular a bicicleta como meio de transporte, e não apenas como lazer", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer. "A simulação no Dia sem Carro servirá de alerta também aos motoristas, que já devem ir se habituando a respeitar o trecho da via que será de uso exclusivo de bicicletas", acrescenta.
No Dia sem Carro, também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente e de lazer ficarão das 9h às 17h.
Ciclofaixa - A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade. No trecho da simulação, quem usar a ciclofaixa pode seguir do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público o parque São Lourenço. A ciclofaixa também ligará à ciclovia da Linha Verde.
A Prefeitura devera terminar a primeira fase da licitação da ciclofaixa no começo de outubro próximo, ela é uma das ações do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, que ampliará a malha cicloviária da cidade, que é mais de 100km.
O Dia sem Carro é o dia de combater a poluição do ar e a emissão excessiva de gases de efeito estufa. Para isso, a data visa a conscientização das pessoas sobre como é importante transitar menos de carro. É movendo-se de ônibus, a pé, de bicicleta, ou outro meio disponivel de transporte na cidade é que todos podem contribuir. Mas além disso é preciso haver investimentos em transporte coletivo de boa qualidade, mais eficiente e barato, e a criação de políticas públicas para o setor. Estimular as formas não-motorizadas de locomoção também é fundamental. 
O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001, muitos municípios participarão, como Curitiba, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, entre outros. Aqui, o setor de transporte é responsável por quase a metade do consumo de petróleo no país, na forma de diesel e de gasolina. É também a principal fonte de gás carbônico nas maiores cidades brasileiras.

Além disso, a combustão de derivados de petróleo provoca sérios danos à saúde, e é a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa no mundo, contribuindo para o aquecimento global. Cidades modificadas para comportar mais e mais carros e menor convivência entre as pessoas também são resultados dessa "cultura do carro".

Um comentário:

  1. Desde 2001 no país há o movimento do Dia Mundial Sem Carro, este dia é hoje!!! E você, vai contribuir para isso? Já deixou seu carro na garagem e pegou sua bicicleta? Colabore para esse movimento, assim você ajuda a natureza e se auto ajuda, afinal, atividade física é necessária para nosso dia-a-dia. Para que isso seja possível temos as ciclofaixas, aonde podemos pedalar com tranquilidade e segurança, e tudo isso foi possível através do deputado federal Walter Feldman.

    ResponderExcluir