Castramóvel vai entrar em ação


Finalmente tivemos noticias sobre o "Castramovel" da UFPR, infelizmente a mesma não deu atenção ao e-mail que enviamos pedindo maiores informações, mas foi publicado uma matéria no Jornal Gazeta do Povo sobre o assunto que segue abaixo.

"Lançada em maio deste ano, a partir de uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Prefeitura Municipal de Curitiba, a Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Umees), apelidada de “castramóvel”, deve começar suas atividades neste mês com palestras, eventos educativos e realização de procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos de maneira gratuita em cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC) e do Litoral.
Até o fechamento desta edição, somente as datas e locais das ações em São José dos Pinhais, Pinhais e Antonina foram definidas, mas a expectativa é que mais cidades, incluindo a capital, sejam atendidas nos próximos meses.
Para o professor do curso de Medicina Veterinária da UFPR e um dos coordenadores do projeto Rogério Robes, um ponto importante é que o foco do programa está na preocupação com a educação dos donos a respeito dos cuidados com os pets. “A quantidade de animais abandonados nas cidades é muito grande e esse é um problema sério. Somente a partir de campanhas de conscientização como essa será possível reduzir esses índices”, diz.
Para participar, os donos dos pets que moram em Curitiba e Pinhais devem ser beneficiários de algum programa de assistência promovido pelo governo, como o Bolsa Família. “Para outras cidades, o critério ainda não foi definido. Outra condição é que o animal esteja em bom estado de saúde, vacinado e desverminado”, explica Karina Francini Braga, coordenadora-discente do projeto.
Visitas
Em Curitiba, alguns bairros foram se lecionados e alunos da UFPR es tão visitando as residências e fazendo pesquisas para identificar animais que precisam de cirurgia. Em Pinhais, a seleção é feita pelo Cen tro de Zoo­noses da cidade e, em Antonina, a prefeitura está responsável pela triagem de animais.
Depois de inscritos, os donos precisam participar de uma palestra sobre guarda responsável de animais e cuidados com a saúde dos pets, quando é, enfim, marcada a data para a castração".
Agenda
Vejas as datas e o itinerário do castramóvel:
9 de setembro

São José dos Pinhais
Nesse dia, a Umees vai participar do Seminário de Guarda Responsável e Bem-Estar Animal realizado na Câmara Municipal da cidade. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (41) 3398-2762 ou 3383-7976.
14 de setembro
Pinhais
O castramóvel vai promover atividades de educação em saúde e castrar alguns animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pinhais. As inscrições para castração estão encerradas, mas os donos podem se inscrever para novos eventos pelo telefone (41) 3912-5396.
28 de setembro
Antonina
O ônibus vai fazer cirurgias em animais já selecionados pelo município.
Serviço
As datas e locais das atividades envolvendo o castramóvel são atualizadas com uma semana de antecedência aos eventos no site.
Por  RAFAELA BORTOLIN - Gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário