Vamos aprender a ser patriotas?


Na cidade de Joinville, acho que foi no ano passado, houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'.
O primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos 
de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para 
redigir um texto, é
 uma demonstração pura 
de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é 
este sentimento cívico.

"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil 
chorar: O que houve, meu Brasil brasileiro? 
Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre 
a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: - Estou 
sofrendo, vejam o que estão fazendo comigo...a
ntes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores, m
eu povo era heróico e os seus brados retumbantes, o sol da liberdade era mais 
fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada, havia paz no futuro e glórias no 
passado, nenhum filho meu fugia à luta, eu era a terra adorada e dos filhos 
deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem 
nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a 
coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos 
tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. 
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro 
que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar
esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a 
grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo 
em seu berço esplêndido."

Onde esta o patriotismo do brasileiro? sera que só lembramos na copa do mundo? esta certo que nossos politicos só nos causam vergonha, mas quem são nossos politicos?? são brasileiros...e somos nós que os elegemos, e muitas vezes em troca de beneficios pessoais, temos o poder nas mãos de mudar essa realidade, elegendo quem realmente quer trabalhar pelo seu País.

-Ser Patriota é não ficar em cima do muro, é participar, exigir os direitos de cidadão.
-Ser Patriota é ser unido em todos os aspectos e não somente em dias de copa do mundo.
-Ser Patriota é amar seu País como ama seus próprios filhos.
-Ser Patriota é cobrar, das autoridades governantes a cuidar bem do País.
-Ser Patriota é participar com sua comunidade em tudo que pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
-Ser patriota é ser solidário com todos.
-Ser patriota é compartilhar, ajudar, defender os pobres e oprimidos, e não apenas desviar os olhos.
-Ser patriota é a união plena de todos por um e um por todos.
-Ser Patriota é a razão de se viver bem, em um País livre de preconceitos, ter o coração puro e a mente aberta.
-Ser Patriota é conseguir enxergar que o dinheiro pode ficar para segundo plano.
-Ser patriota é respeitar seus irmãos, os mais velhos e as crianças, aprender com eles, trabalhar sempre pensando no melhor para sua cidade e seu País.
-Ser Patriota é a razão social do bicho homem viver bem com todos seus irmãos sejam eles animais irracionais ou racionais, ignorando a aparência externa, valorizando o conhecimento de cada um, priorizando a alma.
-Ser Patriota significa, povo de cultura, progresso, visão, felicidade, paz interna, saúde, segurança, dignidade, esperança de um futuro garantido.

Portanto seja patriota e diga com orgulho " Pátria amada Brasil !! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário