Curitiba exigirá impressão digital para entrar em bancos


Por EVANDRO FADEL - Agência Estado
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou no dia 09/11 a obrigatoriedade para que as agências bancárias da cidade tenham, junto à porta giratória, leitores de impressão digital. Pelo projeto, a entrada dos clientes somente será liberada após a identificação. "O projeto foi feito pensando na segurança da população e dos funcionários", disse o vereador Mário Celso Cunha (PSB), líder do prefeito Luciano Ducci (PSB) no Legislativo, que propôs a medida.
As agências terão 120 dias, a partir da sanção do prefeito, para se adequarem às novas exigências. O não cumprimento acarretará multa de R$ 800 e, se houver reincidência, será cobrado o dobro desse valor. Para o delegado da Delegacia de Furtos e Roubos da capital paranaense, Luiz Carlos de Oliveira, essa legislação tem "fundamental importância" para ajudar a polícia a identificar possíveis assaltantes. "Vai trazer dificuldades para o marginal", opinou.
Segundo os elaboradores da lei, não será feito nenhum banco de dados dos clientes, mas apenas a gravação de imagem, que já é feita, que poderá ser cruzada com as impressões digitais caso haja alguma ocorrência. "Desestimularia o marginal, mas se acontecer algum furto ou roubo ou se a pessoa for seguida quando estiver dentro da agência seria fácil identificar o suspeito", disse o delegado.
O secretário de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, Eustáquio Moreira, disse que qualquer iniciativa que vise à segurança de clientes e funcionários de bancos é boa. No entanto, questionou a eficácia do sistema. "O município não tem condições de fiscalizar as diversas leis", afirmou. "Parece ser mais uma daquelas que não serão cumpridas", disse. Além disso, ele considerou que a aplicação de multa para o banco "beira à inocência". "É uma lei meio simplista, meio populista", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário