Luciano Ducci entrega moradias na Vila Parolin

Elas deixam situação de risco e passam a morar em casas de alvenaria construídas pela Cohab
O prefeito Luciano Ducci entregou nesta terça-feira (23) novas casas do empreendimento Moradias Parolin para 37 famílias que viviam em situação de risco social e insalubridade no interior da ocupação irregular mais antiga da cidade, a Vila Parolin. As unidades foram construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com recursos da Prefeitura e do governo federal. Ao todo, 677 famílias estão sendo reassentadas na área. Com esta entrega, já chega a 194 o número de famílias atendidas com casa nova.
“O objetivo é que ninguém mais more em barracos na beira do rio ou em condições precárias. A Prefeitura está realizando obras de habitação por toda a cidade, para proporcionar moradia digna à população e também possibilitar a recuperação ambiental das margens dos rios”, disse o prefeito.
Outras 830 famílias receberão em suas casas obras de infraestrutura, totalizando 1.507 famílias atendidas. O projeto prevê também a construção de uma escola com 14 salas de aula e a recuperação ambiental do rio Vila Guaíra, hoje comprometido pela ocupação indevida das margens. O investimento total nas obras é de R$ 43,4 milhões.
A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, do administrador da Regional  Portão, Fernando Guedes, do gerente da Caixa Econômica Federal Adriano Borges , do presidente da Associação de Moradores da Vila Parolin Edson Rodrigues, do pastor Rodolfo Helmut e dos vereadores João do Suco e Serginho do Posto.
Das unidades entregues, três são casas de um quarto e 34 são sobrados de dois quartos. Cada família, de acordo com sua composição, recebe uma unidade adequada às suas necessidades. Para elas, será uma mudança de condição, pois passarão a morar em casas de alvenaria, em um empreendimento regular do programa habitacional do município, com direito garantido a uma escritura.
Este é caso do casal de coletores de material reciclável Edna Cristina Medeiros e Cristiano Machado, que morava em apenas uma peça com os cinco filhos, com idades entre nove anos e dez meses. A peça havia sido cedida pela mãe de Cristiano e, segundo Edna, estava caindo.
 
A casa própria, para o casal, não chegava a ser um sonho, porque, para eles, estava no rol das coisas impossíveis de alcançar. “Em toda minha vida, jamais pensei que teria um lugar tão bonito para morar”, disse Edna. Agora, ela e Cristiano planejam fazer economia para comprar móveis para a casa nova. O primeiro passo para a melhoria da moradia eles já deram: com sacrifício, compraram material de construção e ergueram o muro na frente do sobrado, onde posavam orgulhosos para fotos.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário