Cidadania...o que é isso mesmo?


A palavra cidadania vem do latim “civitas” que quer dizer cidade, a palavra “cidadania” foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que ela tinha ou podia exercer. 

Estamos acostumados a achar normal a injustiça, a falar mal de nosso País, de nosso governo, a sempre dizer que qualquer lugar é melhor que o Brasil, a ter vergonha de ser brasileiro, a sempre darmos aquele “jeitinho” para tudo, a não levarmos a serio a coisa publica. Mas o que fazemos para mudar isso? 

Os direitos que temos não são um presente dado, um favor dos que estão “em cima” para os que estão “abaixo”, eles foram conquistados a partir de nossa capacidade de organização, participação e intervenção social. 

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. 

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a política e o próprio meio ambiente. 

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é votar consciente. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário