Encontro de Agentes Cidades Inovadoras


Foi realizado nesse ultimo sábado (17) no CIETEP, o encontro de Agentes Cidades Inovadoras organizado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em torno de 1.000 pessoas participaram do evento, durante o encontro, os participantes puderam entrar em grupos de discussão - foram abertas 24 salas, sendo sete voltadas para temas ligados ao desenvolvimento, como transporte e saúde, e 17 voltadas para debates sobre bairros de Curitiba e Região Metropolitana. As principais metas do evento eram fazer com que os participantes apresentassem propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade e formassem uma rede de ação local.


O Bairro Lindóia esteve representado por 04 moradores, e eu também estive no local no período da tarde aonde vim a conhecer pessoalmente a proposta e a agente do nosso bairro Bianca Alves, diversas idéias para melhorias foram apresentadas pelos moradores durante a reunião no período da manhã, como melhoria na segurança, ampliação da unidade de saúde que hoje é dividida com o bairro vizinho (fanny), construção de ciclovias, melhorias no meio-ambiente com o plantio de arvores frutíferas, construção de uma capela mortuária, atividades extra-curriculares para crianças e jovens aproveitando as canchas esportivas da avenida Wenceslau Braz, criação de eventos com “bandas de garagem” para divulgação da rede.
O grupo colocou no papel de um modo simples e direto,(Foto acima) o que desejam para o Bairro, e todos ficaram muito animados com a proposta e mudanças que conseguiremos para a Lindóia.

Logo após, participamos do grupo temático “cidade em rede” onde foi discutido de que formas o cidadão Curitibano pode e deve participar das ações para desenvolvimento de sua comunidade. Entre as propostas que apareceram está a modernização da infra-estrutura de telecomunicações, com foco na democratização do acesso à banda larga, a criação de ambientes físicos para encontros da comunidade, a manutenção de redes virtuais unindo universidades e empreendedores, e o aperfeiçoamento do sistema de representação política, que ainda é pouco permeável às demandas da população.

O evento foi finalizado no auditório com a presença de todos os envolvidos, foi apresentado com muito humor um teatro de fantoches, organizado pelos próprios agentes de desenvolvimento, mostrando o trabalho e as dificuldades que eles tem na divulgação da rede, indo de porta em porta nas residências e nas reuniões comunitárias.
Também falou o presidente da FIEP,  Rogrigo da Rocha Loures, para ele, este é o momento de colocar em prática projetos que estão aparecendo dentro da proposta da iniciativa Cidades Inovadoras, que pretende estimular a construção de ambientes mais inovadores e com foco na sustentabilidade."O encontro foi um avanço porque a partir de temas centrais colhemos a visão do que os participantes enxergam que precisa ser feito para implementar ações na prática." Disse ele.

Toda a população da Lindóia esta convocada a participar, Ajudando a planejar ações e a colocar em pratica o que for definido pelos próprios moradores, assim tornaremos o local onde passamos a maior parte de nossas vidas o “melhor lugar do mundo” de se viver, onde as crianças brincam e estudam, onde o comercio é forte, onde a segurança é eficiente, onde todos são amigos e felizes,... acha isso um sonho? não, não é, basta que todos se unam para o bem comum e não fiquemos de braços cruzados esperando que nossos governantes tomem uma providencia.

Quem tiver interesse em participar e quiser saber qual a próxima data e local de reunião, pode entrar em contato com a nossa agente de desenvolvimento local Bianca Alves pelo fone (41) 3271-7617 ou e-mail: bianca.alves@sesipr.org.br
E não se esqueçam de seguir nosso twitter onde sempre estamos informando novidades sobre a rede e sobre o bairro Lindóia: http://twitter.com/bairrolindoia

Nenhum comentário:

Postar um comentário