Ônibus da Cohab percorre os bairros para atender famílias reassentadas


Para facilitar a vida dos moradores de reassentamentos que desejam ampliar a casa que receberam, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) disponibilizou um ônibus itinerante que leva engenheiros e arquitetos para prestar orientações à comunidade.
"Muitas pessoas têm a necessidade de ampliar suas residências, porém, sem orientação acabam construindo de maneira errada e não conseguem regularizar o imóvel. Este serviço garante que a reforma seja realizada dentro do que pede a lei municipal", afirma o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.
Semana passada, o ônibus prestou atendimentos no Moradias Faxinal, no Santa Cândida e no Moradias Corbélia, no bairro São Miguel. Nessa semana, o ônibus estará no Moradias Laguna, no Tatuquara.
"A Cohab já oferecia este serviço em sua sede, porém o ônibus itinerante facilita a vida dos moradores, que não precisam se deslocar para longe de suas casas para contar com o benefício", diz João Elias.
O atendimento
Dentro do ônibus, um grupo de engenheiros e arquitetos da Cohab recebe os moradores. Após identificar a quadra e o lote, técnicos e moradores analisam juntos a planta do imóvel.
"Ouvimos a vontade de cada um e colocamos no papel para achar a melhor solução. Brinco que no papel podemos quebrar e construir paredes quantas vezes precisar, até chegarmos ao ideal", diz a engenheira da Cohab Luciana Machado.
Joice do Prado Pereira, 28 anos, mudou-se para o Corbélia no último dia 9. Ela é viúva, mora com os quatro filhos e está esperando mais um. Conta com pensão do falecido marido e trabalha como diarista. Sua vontade é fazer uma lavanderia na parte de trás da casa, por isso procurou orientação. "Gostei do atendimento, eles são bem atenciosos. Fui bem orientada e em breve começarei a obra", disse.
Outra que está no Moradias Corbélia há menos de um mês, e já pensa em ampliar sua moradia, é a dona de casa Ezenilda de Jesus, 24 anos. Ela também pretende fazer uma lavanderia coberta nos fundos.
"Este serviço é ótimo, já pensou se eu construísse por conta e fora dos padrões, teria que quebrar tudo para fazer de novo. Aqui eles me passaram as medidas permitidas e farei tudo nos conformes", afirma.
Convênio
Este serviço está previsto em um convênio assinado entre a Cohab, Prefeitura de Curitiba e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA/PR). De acordo com o documento, a Cohab se responsabiliza pelo projeto e o proprietário é dispensado de contratar um responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) para acompanhar a obra.
O benefício vale para projetos de moradias térreas de até 70 metros quadrados , em terrenos que não tenham outra edificação. Além do projeto de construção com orientação técnica, os beneficiados também terão o alvará simplificado para moradia popular, que regulariza a construção e permite, no final, fazer o registro do imóvel em cartório.
A exigência de alvará para obras de construção de moradias está definida em lei municipal. Ao terminar a obra, o proprietário solicita uma vistoria da Prefeitura, para obter o CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras). Com estes procedimentos, é possível a averbação da edificação no cartório de registro de imóveis.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário