Rede de Desenvolvimento Local

Texto enviado por Bianca Alves

Moradores dos bairros de Curitiba podem promover melhorias em suas localidades em 2010

A população local começou a ser articulada para implantar metodologia proposta pelo Fiep/SESI; Moradores dos bairros de Curitiba também podem aderir à idéia 
Melhorar a qualidade de vida, sem depender exclusivamente das ações do governo, está na participação dos moradores. Essa idéia vem dando certo em algumas localidades que resolveram formar uma Rede de Desenvolvimento Local, proposta levada às comunidades pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).  
Em alguns bairros de Curitiba moradores estão se mobilizando para iniciar a proposta em cada localidade. O objetivo é envolver moradores, lideranças, entidades, igrejas, comerciantes, entre outros, e montar um comitê local - grupo que será o responsável por espalhar a idéia para toda a comunidade.
Essa etapa importante da proposta do projeto já foi concluída no bairro Lindóia, e aconteceu na sexta-feira, dia 18 de Junho de 2010, com a Agente de Desenvolvimento Local, Bianca Alves, explicando aos moradores qual a proposta e como ela pode ser aplicada na comunidade. O encontro aconteceu no salão de festas da Igreja Água da Vida e contou com a participação de moradores e/ou interessados no bairro. Motivados, os integrantes da Rede, mostraram interesse e se dispuseram a entender um pouco mais sobre a Rede de Desenvolvimento.
A implantação da metodologia começa após a formação do Comitê, com o Seminário Visão de Futuro, no qual a população irá sonhar com o lugar ideal para se viver daqui a dez anos, listando todos os desejos e anseios dos moradores. 
O objetivo das Redes de Desenvolvimento é mobilizar pelo menos 1% da população local para chegar a uma agenda de ações que possa ser trabalhada, seja através dos conhecimentos e habilidades de cada morador, ou em parceria com empresários, entidades, poder público e todos os interessados em promover melhorias na região. “É possível despertar para as potencialidades que existem e que estas oferecem alternativas de interferirmos no meio em que vivemos. Deste modo, então, sem cabresto e com visão ampliada das coisas, pode ser possível tornar o local mais adequado e mais gostoso para morar, conseguindo melhor qualidade de vida”, explicou o coordenador das Redes de Desenvolvimento, José Marinho.  
Interessados em participar ou contribuir com as Redes de Desenvolvimento nos bairros de Curitiba, podem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7617 ou e-mail: rede@fiepr.org.br  

Bianca Alves
Agente de Desenvolvimento Local / Rede de Desenvolvimento Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário